Acha trabalhoso lavar roupas coloridas? Sim, elas dão trabalho e necessitam de cuidados diferenciados, para que durem por mais tempo com a aparência de novas.
O importante é ler sempre as etiquetas e seguir as recomendações do fabricante. Mas algumas ações extras garantem vida útil extendida às roupas:
- O Ideal é lavar as roupas coloridas à mão. Eu sei que é difícil fazer isso com todas as peças. Então, procure lavar à mão pelo menos as peças mais delicadas. Na máquina, o tempo da lavagem é maior, o atrito dos tecidos é maior, o tempo de contato com o sabão é maior. Consequentemente, o desgaste será maior e as cores desbotarão com mais facilidade.
- Não deixe roupas coloridas de molho por mais do que alguns minutos, não há necessidade.
- Só lave as peças em água fria. A combinação de água quente com roupa colorida é perigosa e previsível - de imediato, você verá a coloração se esvaindo pelo ralo.
- Use um punhado de sal na água. É isso mesmo, sal normal, de cozinha, baratinho, baratinho. O sal é um importante fixador de coloração. Se ainda assim a peça perder cor, será numa proporção bem menor.
- Use sabão líquido e neutro. Dilua bem o sabão na água salgada e só então mergulhe a peça, de preferência pelo avesso.
- Agite e esfregue delicadamente as partes onde a roupa mereça um pouco mais de atenção.
- Não torça a peça com as mãos. Aperte suavemente para retirar o excesso de água e os resíduos de sabão. Repita o enxágua.
- Cuidado com o amaciante. Ele é gorduroso e pode deixar marcas indesejáveis na peça. Eu deixei de usar este produto há bastante tempo. Se você faz questão de usá-lo, a quantidade deve ser mínima e bem diluída em água.
- Centrifugue as peças no modo suave na máquina. Se as peças tiverem bordados, franjas ou outros detalhes delicados, acomode-as dentro de saquinhos de tela especiais para lavagem.
- Estenda as roupas coloridas na sombra, pois o sol ajuda a desbotá-las, principalmente se forem confeccionadas de tecidos de algodão.
- Pendure vestidos, camisas, camisetas, casacos e jaquetas em cabides e estes no varal. Sempre. Os cabides preservam a estrutura das peças e você terá menos dificuldade para passá-las.
Dá trabalho? Sim, mas compensa.
Beijos.
0 comentários. Comente também :
Postar um comentário