"Viajar é trocar a roupa da alma", escreveu o poeta Mário Quintana.
Você gosta de viajar?
Eu viajo algumas vezes durante o ano. E também costumo planejar a logística de viagens para outras pessoas há muito tempo. Afinal, esta é uma das atividades que fazem parte do meu trabalho.
Em viagens de lazer, trabalho, estudo ou por outros motivos, utilizando qualquer meio de transporte, o que o viajante deseja, em resumo, é:
Você gosta de viajar?
Em viagens de lazer, trabalho, estudo ou por outros motivos, utilizando qualquer meio de transporte, o que o viajante deseja, em resumo, é:
- Otimizar o orçamento disponível.
- Levar a maior variedade possível de roupas, calçados, bolsas, acessórios, itens de uso pessoal, revistas, livros, brinquedos, aparelhos eletrônicos e outros equipamentos.
- Não esquecer absolutamente nada em casa.
- Carregar a menor e mais leve bagagem possível.
- Ir e voltar com segurança.
- Atingir o objetivo da viagem e que ela seja agradável, divertida e perfeita.
Mas, como resolver essa equação? Somente com planejamento, criatividade e organização. Assim, a probabilidade de que tudo saia perfeito é grande.
Porém, imprevistos também acontecem e é preciso ter jogo de cintura para administrá-los. Fatos isolados não devem comprometer a viagem e muito menos afetar o humor dos envolvidos.
Uma viagem abrange, necessariamente, dez componentes:
- Os viajantes: que podem ser familiares, amigos ou um grupo com esse interesse específico. Ou até mesmo um viajante solitário.
- Um objetivo: viagem de trabalho, de lazer, de estudo, etc.
- Um roteiro determinado: o destino é uma escolha livre (lazer, férias) ou uma necessidade (no caso de viagens de trabalho).
- O tempo: um período de tempo determinado e uma estação do ano em que a viagem ocorrerá.
- Um orçamento: os recursos financeiros disponíveis para realizar a viagem e como eles serão alocados (compra e pagamento de pacote de viagem, planejamento individual, dinheiro em espécie, moeda local, cartões de crédito, etc.).
- A documentação necessária: documentos pessoais (carteira de identidade, certidão de nascimento, passaporte, vistos, comprovantes de vacinas, autorização para viagem de menores desacompanhados, seguro de viagem, seguro do carro, vouchers, etc.)
- A bagagem e os equipamentos: roupas, calçados, acessórios, itens de higiene e uso pessoal, material de leitura, brinquedos, itens eletrônicos, carregadores, etc.
- Os meios de transporte: carro, táxi moto, bicicleta, ônibus, trem, metrô, avião, navio, pode haver utilização de mais de um meio na mesma viagem.
- A hospedagem: apartamento ou casa alugada, hotel, hostel, camping, casa de parentes ou amigos...
- Os responsáveis: quem executará cada etapa que envolve a viagem.
Já percebeu que o assunto é longo, tema para vários posts?
Então, acompanhe o blog, pois compartilharei algumas dicas.
Enquanto isso, pense: como suas viagens começam, se realizam e terminam? Tem algo que poderia ser melhorado?
Beijos.
0 comentários. Comente também :
Postar um comentário