Você vai se casar? Parabéns! Receba os cumprimentos pelo casamento e pela empresa que você e sua outra "metade" estão constituindo.
Eu não cometi nenhum engano, é isso mesmo. Talvez, vocês não tenham se dado conta, mas, além do casamento ou do ato de morar juntos, vocês estarão constituindo a empresa "Residência S.A.". Ela também é formada por departamentos, como uma empresa tradicional:
- Compras/suprimentos
- Financeiro
- Contabilidade
- Recursos humanos
Essa empresa é literalmente uma S.A., pois vocês poderão agregar outros "sócios" no curto, médio e longo prazo, como filhos e outros familiares. Poderão, ainda, ter "inquilinos", como bichinhos de estimação - o cachorro, o gato, o peixinho, talvez o papagaio ou a tartaruga.
O fucionamento e o sucesso dessa empresa dependem do modo como vocês irão administrá-la. Portanto, lembrem-se que além de todas as emoções resultantes do casamento, vocês terão questões práticas e inadiáveis para resolver desde o primeiro dia em que esta empresa entrar em funcionamento, como:
- O pagamento de contas de consumo - água, luz, gás, telefone, condomínio, seguro, IPTU, entre outras.
- A compra e o controle de estoque de alimentação, mantimentos, produtos de higiene e limpeza.
- As finanças, pois será necessário fazer o controle ou o fluxo de caixa.
- Investimentos, caso ela ainda necessite receber infraestrutura ou alguma reforma.
- E a manutenção, limpeza e organização, que inclui a interação com empregados, faxineiros, jardineiros, etc.
- Quais departamentos dessa empresa cada um de vocês administrará?
- As despesas decorrentes do funcionamento dela ficarão sob a responsabilidade de quem?
Esse é o primeiro passo para que ela funcione. Atribuir responsabilidades a cada um dos gestores da "Residência S.A." é fundamental para mantê-la organizada.
Se cada parte se comprometer em desempenhar bem o seu cargo, é provável que a empresa seja bem sucedida e a experiência de administrá-la seja agradável. Do contrário, a desorganização pode tomar conta e vocês, como sócios dessa empresa, terão que correr atrás do prejuízo.
É prudente pensar sobre isso. Os noivos precisam estar cientes das questões que vão além da sociedade afetiva. Isso é organização.
Espero ter ajudado os noivos de plantão!
E, por favor, compartilhe este post, caso tenha amigos que estejam em véspera de casamento.
0 comentários. Comente também :
Postar um comentário