Quando um closet passa por um processo de organização, é bastante frequente encontrarmos uma quantidade considerável de roupas fora de uso. Algumas, porque não estão mais na moda. Outras, porque a pessoa envolvida cansou de usá-las. Outras ainda, porque necessitam de algum conserto. Essa questão acaba virando um círculo vicioso: as peças não são doadas porque ainda têm valor emocional para essa pessoa, mas também não são usadas porque necessitam de uma intervenção, que, na prática, nunca acontece.
Certamente, várias peças abandonadas no fundo dos armários poderiam ser reaproveitadas, se fossem revitalizadas, consertadas e customizadas. Este é o tema de hoje.
Há algum tempo, eu escrevi um post aqui no blog, dizendo que você deve ter um marceneiro de confiança e expliquei o porquê. Se quiser ler ou relembrar, clique aqui. Do mesmo modo, eu sugiro que você tenha uma costureira de sua confiança para pequenos consertos.
Quando eu trabalhava no mundo corporativo, eu e minhas colegas mantínhamos o "setor de desenvolvimento de novos fornecedores": sempre que uma de nós descobria algum prestador de serviços eficiente, indicava para a outra. Assim, artigos como roupas, calçados e móveis, entre outros, recebiam cuidados diferenciados com "indicação aprovada e rígido controle de qualidade".
Peça a suas amigas indicações de profissionais que elas conheçam. Solicite informações no comércio. Algumas costureiras que trabalham para as lojas são terceirizadas. Elas também prestam serviço a particulares. Com a ajuda de uma profissional, você conseguirá recuperar e revitalizar várias peças de seu acervo.
Serviços que podem ser executados:
Transformação
Uma peça antiga pode se transformar em outra com nova modelagem. Por exemplo, uma calça pode virar uma bermuda, uma camisa pode virar uma regata.
Customização
É possível personalizar uma peça a seu gosto, acrescentando a ela detalhes diferenciados, como botões, bordados, rendas, pintura, etc.
Conserto
Ajustar roupas largas, encurtar roupas longas, trocar zíperes estragados, pregar botões soltos, refazer costuras desfeitas são tarefas necessárias para quem valoriza suas roupas.
Faz sentido, não acha?
E não deixe de passar adiante todas as peças que não lhe agradarem. Elas serão importantes para outras pessoas. Doar faz parte do fluxo de energia vital. Já falei sobre isso por aqui...
Eu espero que você se inspire e faça uma análise minuciosa no seu closet, para verificar o que poder ser reaproveitado e o que pode ser doado. O saldo será positivo.
Também não esqueça de compartilhar este post com outras pessoas que possam se interessar pelo assunto.
Beijos.
0 comentários. Comente também :
Postar um comentário