Você sabia que os travesseiros precisam ser trocados a cada dois anos, independente da qualidade ou do aspecto visual deles?
Não se surpreenda. A maioria das pessoas está envolvida com tantas atividades diárias que nem lembra que os travesseiros existem e sequer sabe que eles precisam ser trocados com esta regularidade.
A troca é necessária para evitar problemas de saúde, como doenças respiratórias e de pele (rinite, alergias, dermatites, entre outras).
Dezenas de microrganismos (como os ácaros) repousam tranquilamente ao seu lado, junto ao seu companheiro de todas as noites, o travesseiro. Eles se alimentam das secreções que são eliminadas durante o sono (suor, oleosidade, coriza, lágrimas, saliva).
Estima-se que, a partir de dois anos de uso, até 25% do peso do travesseiro seja composto por microrganismos e demais resíduos. Argh!
Cuidados na manutenção dos travesseiros
- Procure comprar travesseiros de boa qualidade, com tratamento antiácaros. Existem muitos modelos, de materiais diversos, escolha aquele com o qual você se adapta melhor. (Este assunto será detalhado em outro post.)
- Escreva na etiqueta (ou na borda) a data da compra e a quem eles pertencem. Assim você saberá a data em que deve substituí-los.
- Deixe-os em local arejado e ventilado, mas não expostos diretamente ao sol, pois o calor é condição favorável para aumentar a proliferação dos microrganismos.
- Não deite com o cabelo molhado ou úmido. A umidade é terreno fértil para esses microrganismos.
- Utilize uma capa protetora, preferencialmente impermeável, entre o travesseiro e a fronha e lave-a regularmente. Ela auxilia bastante na proteção e conservação do travesseiro.
- Siga as orientações do fabricante e higienize os travesseiros conforme recomendado, independente da troca a cada dois anos.
Espero que as dicas sejam úteis. Compartilhe com quem possa ter interesse no assunto.
Abraço.
Ótimas dicas, práticas e inteligentes!
ResponderExcluirÓtimas dicas, práticas e inteligentes! Patricia, https://www.dedetizadorarj.com
ResponderExcluir